like fala de Bolsonaro sobre meninas Venezuelan repercutiu no WhatsApp

Jair Bolsonaro

A declaração do president Jair Bolsonaro (PL) de que “pintou um clima” com meninas venezuelanas adolescentis teve mais repercussão em grupos de WhatsApp do que outros episódios de grande compartilhamento nas redes nos dias anteriores – a visit to Bolsonaro in Aparecida (SP) and from candidate to PT, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Complexo do Alemão.

A constatação is from pesquisadora Andressa Costa, doutoranda em Ciência Política na Universidade de Lisboa, who monitors 15 mil grupos públicos no WhatsApp – a majoria composed by apoiadores do president, mas também grupos sobre outros temas.

O pico de envio de mensagens sobre Bolsonaro and as meninas venezuelanas ocorreu no domingo da semana passada (16/10), when 576 a each 200 mil mensagens faziam menção ao theme, according to Costa.

No pico de mensagens sobre Bolsonaro em Aparecida, foram 202 mensagens a each 200 mil sobre or theme. And, sobre a ida de Lula no Complexo do Alemão, foram 330 to each 200 mil.

Veja a comparação no gráfico elaborated by Costa, em que o eixo vertical exhibition a quantidade de mensagens sobre falls theme to each 200 mil.

infographic

infographic

“Ficamos surpresas, porque a gente já tinha feito um levantamento sobre to this visit do Bolsonaro em Aparecida, que tinha repercutido bastante na rede, similar como to this do Lula no Complexo do Alemão, e it questão da fala do Bolsonaro sobre as venezuelanas Get ter um volume ainda maior, “Costa said.

Sentiment das mensagens

Esse total de mensagens consider as que apoiam e as que atacam or president, além das neutras – que incluem principally or envio de uma notícia sem um comentário que expresse uma opinião ou juízo de valor.

An analysis by Costa sobre or theor dessas mensagens shows that no pico (16/10), 58.8% das mensagens foram neutras, 35.8% negativas and 5.9% positivas.

infographic

infographic

A distribuição is not different from that aconteceu no dia do pico de mensagens (13/10) sobre Bolsonaro em Aparecida, when 62% das mensagens foram neutras, 32.6% negativas and 5.4% positives.

Sobre a ida de Lula ao Complexo do Alemão, no pico de mensagens (13/10), 41.1% foram positivas, 30.8% neutras and 28.1% negativas, mas nos outros dias as menções negativas superaram.

Ao comparar as mensagens que atacavam Bolsonaro pela fala sobre as meninas venezuelanas and aquelas que defendiam o Presidente no mesmo episódio, Costa said que notou uma diferença no type de mensagem compartilhada.

Nas mensagens contra Bolsonaro, ela identificou um envio de mensagens variadas sobre o theme, enquanto nos conteúdos que defendem o president, hove um compartilhamento maior das mesmas mensagens.

“As mensagens contra Jair Bolsonaro apresentaram uma grande varieade, sendo produzido muito conteúdo sobre or theme, centrally através de imagens and vídeos focados na fala de ‘pintou um clima’ de Bolsonaro”, diz or relative produzido pela pesquisadora.

“Observou-se que essas mensagens não circulam apenas em grupo de apoiadores de Lula, mas também em grupos que não têm finalidade política, como grupos locais. Em relação às mensagens em defesa de Bolsonaro, não houve grande varieade, seado naú bas live do explicando o episódio e relatando que, à época, a visit to casa das venezuelanas foi transmissionida ao vivo pela CNN, estando esta transmissão também this nas mensagens, que circularam just em grupos de apoio ao president. “

Costa diz que identificou uma mudança na extratégia das mensagens de usuários de esquerda no primeiro turn and no segundo, passing de uma reactive posture para uma maize ativa posture.

“O que se viu no primeiro turno was maize or lado da esquerda se defendendo dos ataques do bolsonarismo, especially na questão da religião, no primeiro turno. lado mais ativo de pegar o que está acontecendo, pegar a fala do Bolsonaro and really construir uma narrativa para trabalhar isso inside das redes sociais “, he told a political scientist.

David Nemer, professor from Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, and expert of anthropology from technology who acompanha 122 grupos bolsonaristas no Telegram, destaca a importância do theme na mobilização dos grupos bolsonaristas.

“A pauta de costumes, ele (Bolsonaro) entende que é uma coisa que fala directly com to this eleitorado dele,” he told BBC News Brasil.

“To this pedophile within the Bolsonarian ecosystem is (theme) bem pesado, já que demonizar o inimigo como pedófilo always foi uma arma na narrativa deles. Em 12 de outubro, Dia das Crianças, foi um theme muito falado, de uma forma em que Bolsonaro fights against pedophilia. A questão das crianças venezuelanas veio dois dias depois, então teve um pico muito forte de engajamento sobre esse assumed. he’s a pedophile. “

‘Pintou um clima’: o que said Bolsonaro sobre meninas venezuelanas

Candidate à reeleição, Bolsonaro said, em fala a um podcast in 14 de outubro, that “pintou um clima” during the visit to um grupo de meninas venezuelanas no Distrito Federal. Na ocasião, ele associou as adolescentes à sexual exploração: “Tinha umas 15, 20 meninas, sábado de manhã, se arrumando, todas venezuelanas. Eu pergunto: meninas bonitinhas, 14, 15 anos, se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida . “

A fala teve grande repercussão, com críticas pelo use do thermo “pintou um clima” pelo president from República associado to adolescentis and pela attitude dele diante do que considerou uma situação suspeita. A Daniela Mercury song, for example, repudiou or episódio no Twitter.

“It situação é absurda. How assim? Pintou um clima? Or que isso means? It is precise to investigate immediately tudo que aconteceu inside daquela house. He is president from República and tinha a obrigação de defender as adolescentes against any kind of exploração, ou crime “, escreveu.

Depois do episódio, hove uma série de defesas do lado de Bolsonaro: apoiadores do president disseram que sua fala foi tirada de contexto and acusaram a esquerda de fake news. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, afirmou no domingo que Bolsonaro tem “mania” de falar “se pintar um clima”.

According to revista piauí, em nenhuma das 181 lives que fez between March of 2019 and September of 2022 Bolsonaro uses an express “pintou um clima”.

And either president gravou vídeo para se defender das críticas que recebeu, ao lado de Michelle and de Maria Teresa Belandria, representative of Brazil of the self-proclaimed government of Juan Guaidó. No discurso, ele pede perdão case as frases tenham sido “mal compreendidas” or causado “algum type de constrangimento a nossas irmãs venezuelanas”.

Camisetas stampadas com imagens de Lula and Bolsonaro

Segundo turn das eleições will take place in 30 de outubro

A political scientist Camila Rocha, que é pesquisadora da nova direita no Brasil no Cebrap and author of Menos Marx, Mais Mises – Or liberalism and a nova direita no Brasildiz que Bolsonaro busca “humanizar a própria imagem” ao pedir desculpas.

Ela diz que o pedido de desculpas is algo unedited. “It is a humanistic extract to figure of the porque quem faz o marketing do Bolsonaro percebeu que tem um impacto important no sentido de afastar as pessoas do vote no Bolsonaro. fez isso antes, vai fazer agora aos 45 do segundo tempo – mas pode dar algum resultado, sim. No sentido de alguém que até gostaria de votar no Bolsonaro, aí viu o ‘pintou um clima’, ficou assustado, mas daí fala ‘tudo bem, ele pediu desculpa, ou fez alguma coisa a respeito ‘. “

Sobre o vídeo em que Bolsonaro fala das venezuelanas, Rocha diz que não chegou a medir especificamente or Impacto da fala entre os grupos de eleitores que acompanha, mas avalia que esse kind of phrase “corn afasta or voto do Bolsonaro do que jogam necessarily para votar no Lula “. Ou seja, pode até fazer as it pessoa no vote no Bolsonaro, but “if you go vote no Lula, são outros quinhentos”.

David Nemer também destaca que não identificou virada de vote. “A questão de pautar in dess grupos does not mean to vote. Acho muito difícil isso ter acontecido nesses grupos fechados com o Bolsonaro”, he said.

Ele destaca, no entanto, que percebe um “desânimo” em alguns casos.

“Um desânimo de ‘não é possível que Bolsonaro withinu nessa também, será que ele really represent a também people?’. Esse desânimo leva à desmotivação para sair de casa e votar.”

– Este texto foi publicado am https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63345188

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *