BC mantém Selic em 13.75% às vesperas do second turn das eleições

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A quatro dias do segundo turn das eleições, or Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central manteve nesta quarta-feira (26) a taxa básica de juros (Selic) em 13.75% ao ano .

This is a segunda reunião follows in which no alteração no patamar da Selic. No encontro passado, em sepembro, o colegiado do BC interrompeu o seu mais intense choque de juros desde adoção do regime de metas para in in, em 1999.

A monetary autoridade reforçou a menagem de que se manterá vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período “sufficiently prolonged” será capaz de assegurar a convergência da inflação.

Either BC também repetiu or aviso de que poderá ajustar os futuris steps de sua estratégia and que “não hesitará em retomar o cycle de ajuste case o process de desinflação não transcorra como esperado”.

Ao longo do cycle of open money (alta de juros), a taxa básica saiu de seu piso histórico (2%) em março de 2021 and subiu 11.75 pontos percentuais até August deste ano. Foram 12 consecutive increases without period.

A decision of copom veio em linha com a projeção consensual do mercado financeiro de que a Selic ficaria inalterada em 13.75%. Levantamento feito pela Bloomberg showed that it was a Expectativa unânime entre os economistas Consultados.

Desde a última reunião, as projeções de inflação follow a tendência de queda para este ano and para or próximo, inquanto a previsão para 2024 if it maintains estável em 3.5% –acima do centro da meta (3%).

Os RISCOS elevados de recessão nas principais economias eo rumo da fiscal política, dependent on cenário eleitoral, pressionam as expectations of prazos mais longos.

As for ao cenário externo, ressaltou as revisões negativas para o global crescimento and increase from volatilidade nos ativos financeiros. “O comitê notou também a maior sensibilidade dos mercados a fundamentos fiscais, inclusive em países avançados”, he said.

Em relação à atividade econômica brasileira, or BC observes a moderate pace of maize growth.

De acordo com o último boletim Focus, disclosed na segunda-feira (24), a estimativa do mercado para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) recuou para 5.6% em 2022 and caiu para 4.94% em 2023 .

As revisões para baixo foram calculadas depois de o país registrar three meses Seguidos de deflação (queda de preços), de julho a setembro, puxada sobretudo pelos cortes de impostos sobre combbustíveis and electricity.

No acumulado em 12 mesis até september, or HICP ficou em 7.17%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). For the next results mensais, não são esperadas novas deflações, as sinalizou and prévia do índice de outubro.

No cenário de referência do Copom, as projeções de inflação se mantiveram em 5.8% para este ano and subiram de 4.6% para 4.8% para 2023. Para 2024, or colegiado elevou marginally a previsão de 2.8% para 2.9% (ainda abaixo do centro da meta, de 3%).

Mais uma vez, or comitê deu ênfase ao período observado seis trimestras à frente do usual de forma a tenuar os efeitos diretos das mudanças tributárias, incorporating os impactos secundários. No time frame for the second quarter of 2024, a 12-month accumulated inflation project is 3.2%.

Apesar dos dados mais otimistas, as Expectativas continuam acima das metas pursidas pelo BC – fixadas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) em 3.5% and 3.25% for 2022 and 2023, respectively, as tolerância de 1.5 ponto percentual para corn or para menos.

No balanço de risos para a inflação, entre as condições que puxariam os preços para top, or BC destacou mais uma vez a persistência das pressões inflacionárias globais, a incerteza sobre a situação fiscal do país and a pressão vinda do mercado de trabalho.

Na direção oposta, indicou a queda adicional dos preços das commodities internacionais em moeda local, uma desaceleração da atividade econômica global mais acentuada do que a planned and manutenção dos cortes de impostos projetados para serem revertidos em 2023.

Dada a defasagem dos efeitos from monetary policy sobre to economics, or ano de 2024 go ganhando mais peso sobre a decisão do colegiado as aos juros à medida que o calendar avança. O Copom volta a se reunir nos dias 6 and 7 dezembro para calibrar o patamar da Selic no último encontro do ano.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *